Barroso defende banimento de plataformas que não se submetam às leis

Publicado em 17/02/2022 - 19:19 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Luís Roberto Barroso presidiu a Justiça Eleitoral por quase dois anos, incluindo a eleição municipal de 2022, realizada em meio a pandemia. No discurso da última sessão plenária do TSE, Barroso defendeu que plataformas sejam banidas caso não se submetam às leis brasileiras.

O TSE fechou acordos com várias plataformas, como Instagram, Whastapp e TikTok, estabelecendo medidas de combate à desinformação. Contudo, o aplicativo Telegram, que não tem representação no Brasil, não respondeu ao contato feito pelo tribunal. Barroso comentou que se o Congresso não limitar as plataformas sem representação no Brasil, o judiciário pode atuar caso seja provocado por algum caso concreto de violação de direitos.

Barroso destacou ainda o combate que o TSE fez em relação às afirmações de que a urna não é segura.

Ainda no discurso durante a última sessão como presidente do Tribunal, o ministro Barroso destacou a decisão do TSE de cassar o mandato de candidatos que, no dia da eleição, divulguem notícias falsas sobre a segurança das urnas eletrônicas. O ministro ainda opinou que a democracia brasileira tem sofrido ameaças.

O atual vice-presidente do TSE, o ministro Edson Fachin, assume a presidência do tribunal, tendo como vice o ministro Alexandre de Morais. A cerimônia de posse está marcada para a próxima terça-feira.

Edição: Rimack Fernandes - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo