Janela partidária para deputados termina nesta sexta-feira (1)

Publicado em 01/04/2022 - 15:57 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estamos a poucas horas do fim da janela partidária. Esse prazo é válido para deputados de todas as esferas - Federal, Estadual e Distrital - trocarem de partido o risco de perder o mandato. Com essas trocas, as bancadas na Câmara dos Deputados vão ganhar uma nova cara. 

Neste momento, de acordo com informações da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara, o União Brasil, partido criado pela fusão entre o DEM e o PSL, é a maior bancada da Casa com 78 parlamentares. Em segundo lugar vem o PT, com 53 deputados. Na sequência, aparece o Partido Progressistas, com 43 representantes; seguido pelo PL, que soma 42 deputados.

Dois dos partidos mais tradicionais, MDB e PSDB, perderam um deputado cada, durante a janela. Já a Rede continua com apenas um deputado federal. A “janela partidária” vai até as 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira.

Essa autorização para a troca de partido sem o risco de perder o mandato foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015. E é consequência de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que considera que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito.

Fora do período da janela partidária, só é possível trocar de sigla sem perder o mandato caso o partido acabe ou tenha fusão com outro.

A regra não vale para senadores, que podem mudar de partido quando quiserem, ou mesmo permanecer sem partido, exceto para disputar eleições.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo