Polícia Federal planeja proteção aos candidatos à presidência

Publicado em 31/05/2022 - 16:25 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Naciona - Brasília

A Polícia Federal vai analisar fatores de risco das campanhas dos candidatos à Presidência da República para definir o tamanho da equipe de proteção necessária aos presidenciáveis. O setor de inteligência vai ajudar a identificar e neutralizar possíveis ameaças.

Essa é uma das inovações para as eleições deste ano, apresentada nesta terça-feira aos partidos políticos e à imprensa.

A Operação Policial de Proteção aos Presidenciáveis começa dia 16 de agosto. Especialmente para esta ação, a PF adquiriu 71 veículos SUV blindados, pastas e coletes balísticos, entre outros equipamentos. A previsão é gastar R$ 25 milhões com custos operacionais e R$ 32 milhões com compra de equipamentos.

Os agentes envolvidos são especializados e a corporação prevê uma equipe de pelo menos 300 homens. Desde 2019, 200 policiais foram capacitados presencialmente e 400 à distância, contou o coordenador de Proteção à Pessoal, delegado Thiago Marcantônio Ferreira.

Para o diretor-executivo da PF, Sandro Avelar, apesar da polarização política, a polícia quer garantir uma eleição tranquila.  

Entre as obrigações dos candidatos, está informar a agenda com 48 horas de antecedência. Todo evento será analisado e poderá ser solicitado apoio logístico e de pessoal, inclusive a outras instituições policiais.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passo

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo