Oito estados já anunciaram que vão adotar a lei seca nas eleições

Publicado em 28/09/2022 - 19:16 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pelo menos oito estados vão adotar a Lei Seca nessas eleições. Como não há regulamentação sobre o tema, a proibição da venda de bebidas alcoólicas costuma ser definida pelas secretariais de segurança ou pela Justiça Eleitoral.

Já publicaram decretos ou anunciaram a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, durante o primeiro e o segundo turno, os estados de Roraima, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

O horário de proibição varia de estado para estado, podendo começar às 23h do sábado, no caso do Acre, e terminar as 22h do domingo, como no Maranhão.

Em outras unidades da federação, a Lei Seca estará em vigor em alguns municípios por decisão de juízes eleitorais. Em Tocantins, pelo menos 49 cidades adotaram a restrição. Em Mato Grosso, 11 cidades proibiram a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, postos ou lanchonetes.

Quem descumprir a ordem pode ser preso em flagrante por desobediência.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro anunciaram que não vão adotar a medida.

No Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral afirmou que em 2018 não houve lei seca e nem foram registrados problemas relacionados ao consumo de álcool. Mesmo assim, o desembargador Roberval Belinati disse que não será permitido votar embriagado, podendo a pessoa ser presa por desordem em zona eleitoral.

Em Minas Gerais, o governo alegou não existir legislação que sustente a proibição da venda de bebidas alcoólicas e que a medida prejudicaria o comércio sem haver constatação de benefícios para a segurança nas eleições.

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo