Em SP, Ribeirão Pires, Tanabi e Leme vão ter eleições suplementares

Publicado em 22/11/2022 - 19:40 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Eleitores de três cidades paulistas voltam às urnas ainda esse ano.

Os municípios de Ribeirão Pires, Tanabi e Leme, todos no interior de São Paulo, vão ter eleições suplementares.

Os eleitores dessas cidades vão escolher novos prefeitos que vão cumprir o mandato até 2024.

Em Tanabi, a chapa que venceu as eleições em 2020 teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por gastos ilícitos na campanha e abuso de poder econômico. O pleito no município será no dia 27 de novembro.

Já em Ribeirão Pires, o prefeito Clovis Volpi, do PL, teve as contas da gestão entre 2009 e 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e tornou-se inelegível pela lei da Ficha Limpa. Só que a decisão da justiça chegou depois dele ter vencido a eleição de 2020. O mandato foi cassado e no dia 11 de dezembro os quase 100 mil eleitores da cidade escolhem um novo prefeito. Um dos candidatos é Guto Volpi, filho do prefeito cassado e atual prefeito interino.

Em Leme, depois de várias idas e vindas da justiça, a eleição suplementar foi marcada pela quinta vez pelo TRE. A eleição de 2020 foi anulada porque Wagner Antunes Filho, do PSD, teve a candidatura negada pela justiça eleitoral.  A decisão final do Supremo Tribunal Federal foi pela nova eleição que será também no dia 11 de dezembro.  Em Leme, mais de 75 mil eleitores estão aptos a votar, mas como há um único candidato disputando a vaga, o atual prefeito interino, Claudemir Borges, também do PSD, basta um único voto válido para decidir a eleição.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo