Ministérios devem ser anunciados após dia 19 de novembro, segundo Lula

Presidente eleito fez hoje primeiro discurso de transição de governo

Publicado em 10/11/2022 - 15:41 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No primeiro discurso da transição de governo, o presidente eleito, Lula, voltou a falar, nesta quinta-feira (10), que vai governar com diálogo e respeito às instituições democráticas. Diante de dezenas de parlamentares, Lula disse que precisa dialogar com o Congresso e governos, respeitando que foram políticos eleitos pelo povo.

A declaração foi dada no auditório do CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, onde funciona o governo de transição, em Brasília. Lula esteve no local, pela primeira vez, depois de eleito, para se reunir com parlamentares e conhecer as instalações do gabinete de transição.

De acordo com o presidente eleito, o foco do novo governo vai ser cuidar de todos os brasileiros, mas priorizando os mais pobres. Lula defendeu que os programas sociais tenham margem fora do teto de gastos do orçamento público. Para ele, as políticas sociais não são gastos.

Lula se refere à meta fiscal, enquanto o grupo de transição decidiu pelo envio de uma PEC que libera o governo eleito de cumprir o teto de gastos para programas sociais, como o futuro Bolsa Família, no valor de R$ 600, a partir de janeiro, e um acréscimo de R$ 150 para famílias com crianças de até seis anos.

Acompanharam Lula, no discurso, a esposa dele e futura primeira-dama, Janja; a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também coordenador do governo de transição. Ainda no discurso, o presidente eleito garantiu que as empresas públicas “serão respeitadas” e não serão privatizadas. Ele também revelou ter escolhido Geraldo Alckmin para comandar o governo de transição, justamente porque ele já é o vice-presidente eleito, e outra escolha levantaria especulações sobre possíveis ministros no governo, a partir de janeiro.

Sobre o assunto, Lula voltou a destacar que os membros do governo de transição não serão, necessariamente, ministros. Esses cargos, inclusive, devem ser definidos depois do dia 19 deste mês, quando o presidente eleito retornar do Egito, onde vai participar da COP 27. A viagem de ida está prevista para a próxima segunda-feira (14).

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo