Lula anuncia os 16 ministros faltantes para seu novo governo

Os ministros tomam posse a partir deste domingo

Publicado em 29/12/2022 - 16:40 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente eleito Lula anunciou os 16 nomes que faltavam para completar os 37 ministros que farão parte do governo que toma posse neste domingo, dia 1º de janeiro.

Para dois ministérios estratégicos, Lula escolheu nomes próximos a ele. O atual chefe da segurança pessoal do presidente eleito, Gonçalves Dias, será o titular do Gabinete de Segurança Institucional. E para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o jornalista e deputado federal Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul.

Lula anunciou mais cinco ministras. Das 37 pastas federais, 11 serão lideradas por mulheres. A senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, vai para o Ministério do Planejamento. A deputada federal eleita Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, assume a pasta do Meio Ambiente e da Mudança Climática, que ela chefiou de 2003 a 2008, nos dois primeiros governos Lula. A ex-jogadora de vôlei Ana Mozer será a ministra do Esporte, que volta a ter status de ministério. A líder indígena Sônia Guajajara vai para o novo Ministério dos Povos Originários. E a deputada Daniela do Waguinho, do União Brasil do Rio de Janeiro, vai para o Turismo.

O deputado federal Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, será o ministro do Desenvolvimento Agrário. Para a Agricultura e Pecuária, o escolhido foi o senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso. E, na Pesca, o deputado federal André de Paula, do PSD de Pernambuco.

O empresário e presidente do MDB do Pará, Jader Filho, foi o escolhido para o Ministério das Cidades. À frente do Desenvolvimento Regional estará o atual governador do Amapá, Waldez Góes, do PDT. O presidente do PDT, Carlos Lupi, também foi escalado e ficará na pasta da Previdência.

O senador Alexandre Silveira, do MDB de Minas Gerais, que foi relator da PEC da Transição, será o ministro de Minas e Energia. Para os Transportes, o escolhido é o ex-governador de Alagoas, Renan Filho, do MDB. E o deputado federal Juscelino Filho, do União Brasil do Maranhão, vai assumir o Ministério das Comunicações, debaixo de críticas de movimentos sociais e sindicais, que preferiam um nome próximo a bandeiras históricas do PT, como democratização das comunicações e regulação da mídia.

Os ministros tomam posse a partir deste domingo. Lula também anunciou as novas lideranças do governo, que vão ser empossadas no dia primeiro de fevereiro. O líder na Câmara será o deputado José Guimarães, do PT do Ceará; no Senado, Jaques Wagner, do PT baiano; e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo