Afastado do governo do DF, Ibaneis diz que respeita decisão

Publicado em 09/01/2023 - 16:32 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou nesta segunda-feira (09) que respeita a decisão que o afastou do cargo e que não esperava que as ações antidemocráticas tomassem grandes proporções. Ele publicou uma nota oficial nas redes sociais.

No texto, Ibaneis diz que confia que a apuração vai esclarecer o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a disposição do Governo do Distrito Federal em evitar qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público da capital federal. O governador ainda diz ser necessário responsabilizar toda a rede que financie atos golpistas.

Ele ainda diz que respeita a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e que tem fé na Justiça e nas instituições democráticas.

Na madrugada desta segunda, após a invasão no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF realizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Moraes afastou Ibaneis Rocha do governo do DF por noventa dias.

Moraes considerou que a conduta de Ibaneis Rocha se mostrou “dolosamente omissiva”, porque, além de defender as manifestações, mesmo sabendo que ataques estavam sendo planejados, também ignorou os apelos para reforçar a segurança.

Com a decisão, a vice Celina Leão assumiu o governo a partir desta segunda-feira.

Em nota, algumas entidades do setor produtivo defendem a volta de Ibaneis. Também se colocam contra qualquer tipo de intervenção que fira a autonomia política e administrativa do Distrito Federal, sem a devida apuração dos fatos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se colocou a favor de Ibaneis e disse em entrevista à CNN que o afastamento pode ser “arbitrário”.

O Partido Verde anunciou que vai pedir o impeachment de Ibaneis. Segundo a legenda, o chefe do executivo do DF teria cometido os crimes de prevaricação, obstrução de justiça e contra o estado democrático de direito.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo