Ministros nomeados por Lula abrem 13 vagas no Congresso Nacional

Publicado em 04/01/2023 - 16:37 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A posse dos novos ministros do governo Lula abre 13 vagas no Congresso Nacional. Oito deputados federais e cinco senadores deixarão o mandato parlamentar para assumir ministérios na Esplanada. Com isso, os suplentes assumem as vagas.

Os novos ministros tomarão posse como parlamentares apenas no dia primeiro de fevereiro, em seguida, devem pedir licença do cargo.  

No lugar do senador pelo Mato Grosso, Carlos Fávaro, do PSD, que assumiu o ministério da Agricultura, entra Margareth Buzetti, do mesmo partido. Ela apoiou o presidente Jair Bolsonaro no último pleito, tem 63 anos, e é empresária.

A suplente de senador Ana Paula Lobato, do PSB, assumirá a vaga de Flávio Dino, do Maranhão, que foi para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela tem 38 anos e é prefeita do município maranhense de Pinheiro.

No lugar do senador eleito Renan Filho, do MDB de Alagoas, que assumiu a pasta dos Transportes, entrará Fernando Farias, também do MDB. Ele tem 70 anos, é empresário e diretor-presidente do Grupo Lyra.

Já Camilo Santana, eleito senador pelo Ceará, que assumiu a Educação, dará lugar a Augusta Brito, também do PT. Ela tem 46 anos e foi prefeita por dois mandatos da cidade cearense de Graça.

Já a suplente Jussara Lima, do PT, assumirá a vaga deixada pelo senador eleito Wellington Dias, também do PT, que assumiu o Ministério do Combate à Fome. Jussara Lima tem 62 anos, é formada em sociologia e já foi vereadora e vice-prefeita do município de Fronteiras, no Piauí.

Na Câmara dos Deputados, deixam a casa os deputados federais eleitos pelo PT, Paulo Teixeira, que assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário; Luiz Marinho, que assumiu a pasta do Trabalho; Alexandre Padilha, que assumiu as Relações Institucionais; e Paulo Pimenta, que ficou com a Secretaria de Comunicação da Presidência. Entrarão, em seus lugares, os suplentes Orlando Silva, do PCdoB, e os petistas Alfredinho, Vicentinho e Reginete Bispo.

Além dos deputados petistas, deixa a Câmara o deputado do União Brasil do Maranhão, Juscelino Filho. Assumirá a vaga o colega de mesmo partido Dr. Benjamin. A nova ministra do turismo, Daniela Carneiro, também do União, deixa a cadeira na Câmara para o empresário do mesmo partido Ricardo Abrão.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do PSOL, e Marina Silva, da Rede, do Meio Ambiente, darão lugar aos suplentes, Luciane Cavalcante, do PSOL, e Ivan Valente, também do PSOL.

Até fevereiro, quando são empossados os deputados e senadores da nova legislatura, podem ocorrer novas mudanças porque outros deputados ou suplentes que vão assumir podem ainda ser chamados a assumir postos nos executivos estaduais e municipais.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo