STF abre inquérito para apurar conduta de Ibaneis Rocha e policiais

O ministro Alexandre de Moraes decidiu pela apuraçao de atos golpistas

Publicado em 13/01/2023 - 14:29 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a abertura de inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e dos comandantes da segurança pública do DF durante os atos golpistas em Brasília no dia oito de janeiro.

Esse inquérito é um desmembramento da investigação dos atos antidemocráticos que tramita no Supremo Tribunal Federal. A abertura desse inquérito foi um pedido da Procuradoria-Geral da República, assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Maria Araújo.

Além do governador afastado, Ibaneis Rocha, a investigação vai apurar as condutas do ex-secretário de segurança Anderson Torres, que já teve a prisão decretada, o ex-comandante da PM Flávio Augusto Vieira, que já está preso, além de Fernando de Souza, que era o secretário em exercício uma vez que Torres estava de férias nos Estados Unidos.

Segundo Moraes, alguns fatos revelam omissão e conivência das autoridades citadas, como ausência de policiamento, autorização para que mais de 100 ônibus entrassem em Brasília mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos, além da inércia para o encerramento do acampamento golpista em frente ao QG do Exército.

Para prestar esclarecimentos, o governador afastado Ibaneis Rocha foi à sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira.

Na condição de investigado, ele seria naturalmente chamado a depor, mas Ibaneis se antecipou e pediu para ser ouvido logo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do governador afastado. Em nota, Ibaneis argumentou que ele foi levado ao erro pelas autoridades de segurança à frente da operação do dia oito de janeiro.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo