Três Poderes conclamam a sociedade em defesa da paz e da democracia

Publicado em 09/01/2023 - 16:23 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em manifestação conjunta, os presidentes dos Três Poderes da República classificaram como “golpistas” os atos de destruição e vandalismo de bolsonaristas, nesse domingo.

Nesta segunda-feira, o presidente Lula, recebeu os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, da Câmara, Arthur Lira e o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo. O documento, em defesa da democracia e da Constituição Federal, “conclama a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia”.

Lula segue despachando do gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, único local do edifício que foi poupado pelos atentados classificados como terroristas pelo governo federal e judiciário. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta, destacou a dimensão do estrago na sede do executivo. Pimenta confirmou que até mesmo as armas do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, foram roubadas pelos criminosos, no Planalto. O ministro, classificou o que ocorreu como “gravíssimo” e uma tentativa de golpe de Estado.

O Palácio do Planalto ainda faz o levantamento de tudo que foi danificado. Além das vidraças quebradas, cadeiras destruídas, fezes, sangue e urina deixados pelos terroristas, houve danos também a mobiliários históricos e obras de arte.

Foram destruídos objetos como a mesa de trabalho de Juscelino Kubitscheck, um relógio pêndulo, do século dezessete, de Dom João VI; uma escultura avaliada em R$ 300 mil; a obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, estimada em R$ 8 milhões; além de outros itens e da completa destruição da galeria dos presidentes, no piso térreo.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, informou que vai avaliar os danos e começar a “a recuperação e restauro de todo patrimônio”. Para isso, ela vai contar com técnicos do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, especialistas e restauradores. Servidores do instituto já estiveram nos edifícios e a próxima etapa é o “levantamento e identificação” dos danos.

No último domingo, após os episódios de destruição, o presidente Lula assinou o decreto que determina a intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal. A medida foi tomada para colocar fim ao “grave comprometimento da ordem pública” no Distrito Federal, “marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo