Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com 464 votos

Publicado em 01/02/2023 - 21:44 Por Lucas Pordeus Leon, da Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Arthur Lira foi reeleito presidente da Câmara, nesta quarta-feira, com 464 votos ou 90% do total de parlamentares. Os adversários Chico Alencar, do PSOL, teve 21 votos, e Marcel Van Hattem, do Novo, conquistou apenas 19 votos.

Com isso, Lira virou o presidente da Câmara mais bem votado da história do parlamento desde a redemocratização em números absolutos, uma vez que o Ibsen Pinheiro, do PMDB gaúcho, teve 434 votos em 1991, quando conquistou 96% dos votos válidos. Lira perde para Pinheiro nos votos válidos já que hoje a Câmara tem mais deputados que naquela época.

Durante o discurso no plenário, Arthur Lira fez a defesa da gestão dele à frente da Casa, citou os projetos votados com ele na presidência nos últimos dois anos e fez uma apelo à pacificação do país.

Arthur Lira também explicou como será a relação da Câmara com o Executivo e defendeu limites para a liberdade de expressão.

Os adversários de Lira apelaram para a necessidade de uma oposição forte e para os riscos de um presidente da Câmara superpoderoso.

Marcel Van Hattem, do Novo, pediu votos afirmando ser o único candidato de oposição ao atual governo.

O candidato do PSOL, Chico Alencar, criticou a tentativa de golpe de estado de oito de janeiro, citou a importância das pautas sociais e também o risco de um presidente da Câmara muito forte.

Além da presidência, a Câmara elegeu outros 10 cargos para mesa diretora da Casa, sendo quatro suplências. A 1ª vice-presidência ficou com o Marcos Pereira, do Republicanos Paulista e a 2ª vice-presidência ficou com Sóstenes Cavalcante, do PL fluminense.

Já a primeira secretaria, que controla o orçamento da Câmara, ficou com Luciano Bivar, do União de Pernambuco. A 2ª secretaria ficou com Maria do Rosário, do PT gaúcho, a 3ª secretaria com Júlio César, do PSD do Piauí, e a quarta secretaria com o deputado do MDB de Rondônia, Lúcio Mosquini.
 

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo