Lula defende empréstimos de bancos públicos para retomar obras paradas

Publicado em 10/03/2023 - 16:05 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao defender que bancos públicos façam empréstimos pelo desenvolvimento, o presidente Lula quer focar na retomada de obras paradas, pelo país. 

A declaração foi dada nesta sexta feira (10), na abertura encontro dele com treze ministros das áreas econômica e de infraestrutura, no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, esse tipo de investimento é que deve aumentar o PIB do Brasil, o Produto Interno Bruto, com a geração de emprego.

Lula mencionou, no encontro, as 14 mil obras paradas, em todo o Brasil, além das mais de 180 mil unidades não finalizadas do programa minha casa minha vida.

Na busca pela retomada do desenvolvimento econômico, o presidente Lula destacou o programa de aceleração do crescimento, criado em 2007, no governo anterior dele, o chamado PAC. A ideia é que a execução dessas retomadas de obras seja no modelo do antigo PAC. A ideia do presidente é uma reformulação desse programa, incluindo a mudança no nome.

Estiveram com Lula, na reunião desta sexta (10), treze ministros que levaram ideias de novas obras e projetos. Aos presentes, Lula disse estar disposto a ouvir o que foi pensado e também as dificuldades que cada ministério enfrenta para tocar determinados projetos.

Lula também disse que quer viajar por todo o Brasil, assim que retornar da viagem à China, ainda este mês. O objetivo, segundo ele, é voltar “a inaugurar escolas, creches, estradas, universidades, entre outras. Ao fazer um breve balanço desses quase 70 primeiros dias de governo, Lula lembrou que fez viagens, visitas e se encontrou com prefeitos e governadores.

Ele disse estar orgulhoso com esse início de governo e também disse sentir que o governo começou de verdade, agora, já que os ministérios estão finalmente com as composições finalizadas.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo