Mulheres do MST iniciam jornada contra modelo do agronegócio no país

Publicado em 07/03/2023 - 15:36 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diversas ações, em quase todos os estados do Brasil, marcam a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem-Terra. Durante todo o mês de março, acontecem mobilizações, atos, protestos, ações de solidariedade, de formação e diálogo com a sociedade.

As militantes do campo levam para ruas e estradas o lema “O agronegócio lucra com a fome e a violência. Por terra e democracia, mulheres em resistência!”.

A dirigente nacional do Coletivo de Relações Internacionais do MST, Cassia Bechara, destaca que a escolha desse lema é uma forma de passar um recado à sociedade. Segundo ela, o setor do agronegócio produz alimentos para lucrar e exportar.

Para as mulheres do MST, é contraditório que o agronegócio brasileiro tenha batido recordes de safras e exportações de alimentos, enquanto 60% da população brasileira convive com a insegurança alimentar.

Cassia Bechara também conta que o lema da jornada de março denuncia o financiamento da violência em diversos contextos.

Os atos deste mês também comemoram as conquistas dos últimos séculos e contestam as desigualdades de gênero no mundo.

Apesar de a programação prever atividades ao longo de todo o mês, as principais ações da jornada ocorrem até esta quarta-feira, dia internacional da mulher.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo