Torres depõe no TSE em ação que pede inelegibilidade de Bolsonaro

Publicado em 16/03/2023 - 16:34 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, classificou como “texto folclórico” a minuta de decreto para alterar o resultado das eleições de 2022.

Ele prestou depoimento, nesta quinta-feira (16), ao Tribunal Superior Eleitoral. Anderson Torres, que também é ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, afirmou que o documento é um “lixo”, uma “loucura”.

As declarações foram confirmadas à Rádio Nacional pelo advogado de Torres, Rodrigo Roca.

No depoimento ao TSE, Anderson Torres repetiu que não sabia a origem da minuta e que ela pode ter sido guardada em uma estante pela empregada doméstica. 

O ex-ministro depôs na condição de testemunha durante uma hora e meia por videoconferência. Ele foi ouvido na ação apresentada pelo PDT, que pede a inelegibilidade de Bolsonaro por crime eleitoral. Durante reunião com embaixadores, em julho de 2022, o ex-presidente atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas.

O PDT considerou a reunião abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O depoimento de Torres foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. 

Com produção de Dayana Vitor.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo