Lula critica taxa elevada de juros e diz que não vai vender estatais

Presidente também destacou a quantidade de obras paradas no país

Publicado em 24/04/2023 - 16:30 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em busca de novas parcerias, o presidente Luís Inácio Lula da Silva discursou para empresários portugueses e brasileiros no país europeu. Segundo ele, a intenção é construir novos ativos e que o governo não pretende vender estatais brasileiras.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (24), depois que o presidente Lula participou da abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil, na cidade de Matosinhos, região do Porto. Ao lado do primeiro-ministro português, António Costa, Lula classificou como “muito alta” a taxa de juros e destacou obras pendentes no país.

Sobre a geração de empregos, Lula disse que pretende voltar a dar oportunidades aos brasileiros que migraram para Portugal em busca de trabalho.

O Brasil é o 7º maior exportador de produtos para Portugal e o 2º maior fora da União Europeia. Por outro lado, Portugal é o 17º país que mais importa produtos do Brasil, a exemplo de petróleo, soja e milho.

Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo