Deputada entra com ação no STF para impedir tramitação PEC da Anistia

Publicado em 17/05/2023 - 21:26 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasíia

A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL de São Paulo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que proíbe a punição a partidos que não cumpriram as cotas de sexo e raça na última eleição. Além de anistiar legendas com prestação de contas irregulares.

Nessa terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a PEC, que agora segue para uma comissão especial antes de ir para a votação em plenário, por todos os deputados.

A deputada federal Samia Bomfim alega que a proposta viola a isonomia política de gênero e raça. Ela cita ainda que, na eleição de 2022, foram eleitas apenas 91 mulheres entre os 513 vagas para deputados federais. Nem 18% do total. E apenas 26% dos parlamentares se autodeclaram negros.

Sâmia Bomfim afirma que a PEC é um retrocesso para todos que defendem a igualdade de condições entre homens e mulheres, e brancos e negros.

A deputada Ronsâgela Reis, do PL de Minas Gerais, afirma que o projeto evita o estrangulamento dos partidos que possam interferir em ações futuras de promoção de candidaturas de mulheres.

A PEC aprovada na comissão da CÂmara ainda permite que os partidos voltem a receber recursos de empresas para quitarem dívidas até agosto de 2015. Até esse período, era permitido a doação de empresas, o que não é mais possível depois de decisão do STF.

Pelas regras eleitorais, os partidos devem reservar 30% de suas candidaturas para o parlamento para mulheres. 30% do fundo eleitoral e do horário eleitoral também devem ser destinados para candidaturas femininas.

Os votos dados em candidatos negros e mulheres também devem ser contados em dobro para a divisão do horário eleitoral e a distribuição do fundo eleitoral deve ser proporcional às candidaturas negras.

 

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo