Há 10 anos, manifestação do Movimento Passe Livre agitava o país

Publicado em 06/06/2023 - 16:43 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Há exatos 10 anos, em 6 de junho de 2013, ocorria em São Paulo a primeira grande manifestação do Movimento Passe Livre contra o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3 para R$ 3,20.

A insatisfação, que começou com um protesto de duas mil pessoas na Avenida Paulista, teve repercussão no país e ainda traz consequências à política nacional.  

As manifestações de junho de 2013 foram um marco na história brasileira e até hoje são objeto de estudo entre pesquisadores. A interpretação do que ocorreu e suas consequências continuam em disputa entre diferentes grupos políticos, à esquerda ou à direita.  

O que começou com manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo seria o início de uma mobilização muito maior, com repercussões em outras capitais do país, inclusive Brasília. 

Na capital federal, manifestantes ocuparam a rampa do Congresso Nacional e uma das cúpulas no prédio, em 17 de junho de 2013.  

Na cidade de São Paulo, os protestos tiveram início em 6 de junho, quando três catracas de papelão foram queimadas pelos manifestantes, que foram reprimidos pela polícia com bombas de gás, e artefatos jogados dentro de um shopping center para onde os manifestantes haviam fugido.  

O coordenador do Instituto Pólis, Rodrigo Iacovini, explica que as manifestações do movimento Passe Livre reivindicavam desde 2005 uma nova forma de se ver a mobilidade urbana, e as insatisfações com o sistema de transporte público das grandes cidades estavam se acumulando.  

As manifestações atingiram o ápice no dia 17 de junho. Para o professor de Relações Internacionais da Unifesp, Acácio Augusto, a violência policial na repressão às manifestações seguintes ao dia 6 de junho determinou mudança na cobertura da grande mídia e aumentou a dimensão dos atos. 

O então militante do MPL, Frederico Ravioli, lembra que o movimento na época foi vitorioso, conquistando a reivindicação de congelamento e reversão do aumento das passagens. 

Após as manifestações de junho, os movimentos sociais continuaram mobilizados por mais direitos, como por exemplo nas manifestações da Copa de 2014 ou contra o fechamento de escolas em São Paulo em 2015 e 2016.

Por outro lado, se observou também o crescimento do campo da direita e extrema direita nas eleições seguintes. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo