Passe livre está em 72 cidades, mas mobilidade urbana ainda preocupa

Publicado em 11/06/2023 - 10:05 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Hoje 72 cidades no país adotam o passe livre, de acordo com levantamento do pesquisador Daniel Santini. No começo do ano, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes solicitou estudos de viabilidade para implantar o passe livre no transporte público da cidade. 

Essas são algumas das consequências visíveis das jornadas de Junho de 2013 contra o aumento da tarifa de ônibus: de colocar a mobilidade urbana como uma política pública prioritária.

Mesmo assim, de acordo com o pesquisador coordenador da rede Mobilidade e Periferia, Ricardo Barbosa, o problema da mobilidade urbana ainda está longe de ser resolvido. 

No entanto, a ascensão da direita e extrema direita é também creditada as manifestações de Junho de 2013. E por isso, parte da esquerda alega que se por um lado, os protestos começaram à esquerda, demandando mais direitos sociais, houve depois um sequestro da pauta por grupos de direita, com as pessoas protestando pela moralidade, contra a corrupção. O sociólogo Ruy Braga rejeita essa visão, e lembra, por exemplo, que as  manifestações de 2013, após as jornadas de Junho, organizadas pela direita fracassaram em termos de público. 

O então membro do MPL, Movimento Passe Livre em 2013, Frederico Ravioli por sua vez, falou que o movimento de Junho desencadeou novas formas de mobilização por direitos, fora de sindicatos e partidos, por exemplo na greve dos garis ou de rodoviários. E ele aponta a apropriação de grupos de direita das táticas da esquerda como uma das contradições que trouxe a ascensão da extrema-direita. 

O professor do Departamento de Ciência Política da USP, Jean Tible disse que é natural a reação de grupos da sociedade contra conquistas sociais de grupos marginalizados. E para ele, o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco foi um dos episódios que expressou esse contragolpe. 

Dentro das contradições que se encontram até hoje, Tible lembrou que os personagens institucionais mais importantes de Junho de 2013 são atualmente o ministro da fazenda, Fernando Haddad, que na época era prefeito de SP, e o vice presidente da República, Geraldo Alckmin, que na época era governador de SP. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo