Líder da FNL, José Rainha depõe na CPI do MST

Publicado em 03/08/2023 - 11:24 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dos depoimentos mais aguardados pela oposição na CPI do MST. O do líder da FNL, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, José Rainha. Ele foi chamado para falar das acusações de extorsão de donos de propriedades Rurais no Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, motivo pelo qual chegou a ser preso em março e solto em junho.

Ele era um dos líderes do MST e, após ter se afastado do Movimento, criou o FNL. José Rainha foi à CPI protegido por um habeas corpus, ou seja, pode ficar em silêncio sobre fatos que impliquem a sua incriminação, conforme decisão do ministro Luiz Fux.

Rainha fez uma defesa da Reforma Agrária e foi categórico ao afirmar que não iria revelar os motivos pelos quais deixou o MST.

E, como tem sido rotina na CPI, mais uma reunião de bate-boca entre o relator, Ricardo Salles, e a deputada Sâmia Bonfim, aliás, como tem sido frequente. 

Um desses momentos foi quando o relator quis saber qual a relação de Rainha com a deputada. Diante dos protestos por causa da pergunta, o presidente da Comissão, deputado Tenente-Coronel Zucco, debochou.

Talíria Petrone partiu em defesa da colega e pediu retratação.

Após o pedido do presidente da CPI de tirar a fala das notas taquigráficas e, em meio ao bate-boca, Rainha esclareceu que a ex-esposa dele trabalha no gabinete da deputada Sâmia Bonfim e que tem, com ela e com outros deputados, relações fraternas, políticas e diplomáticas.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo