Lula fará "pente fino" para escolher novo procurador-geral

Publicado em 01/08/2023 - 14:45 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cerca de um mês para o fim do mandato de Augusto Aras como Procurador-Geral da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vai fazer um “pente fino” para escolher com “critério” o novo nome a ser indicado.

A declaração foi dada nesta terça-feira (1º), durante a transmissão da live Conversa com o Presidente. A indicação do presidente para o comando da PGR pode ser uma escolha pessoal ou a partir de uma lista tríplice dos mais votados pelo Conselho Nacional dos Procuradores da República. Essa lista foi definida no fim de junho, mas Lula já vinha afirmando que não vai segui-la.

Lula ainda defendeu a escolha do novo nome para o comando do IBGE, o economista Marcio Pochmann. Segundo ele, a ministra do Planejamento, Simone Tebet está de acordo com a indicação, já que o instituto é vinculado à pasta dela.

Pochmann vai assumir a presidência do IBGE, este mês, após a divulgação do Censo indígena, em prevista para a próxima segunda-feira (7).

Outro assunto que o presidente comentou no programa foi o retorno do recesso parlamentar: Lula disse que quer continuar dialogando com deputados e senadores, para a aprovação de pautas importantes para o governo. Segundo ele, trata-se de um acordo político de governabilidade.

O presidente voltou a mencionar que o novo PAC, o programa de infraestrutura do governo federal, vai ser lançado no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro. Antes disso, Lula participa da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, nos dias 8 e 9, na próxima semana. Participam do evento os líderes dos oito países que têm a Floresta Amazônica no território, além de nações convidadas.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo