Confira o resultado das eleições suplementares deste domingo (03)

Publicado em 04/09/2023 - 13:01 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Eleitores das cidades de Brusque, em Santa Catarina, São Simão, localizada no estado de Goiás, e Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco voltaram às urnas neste domingo (03).  As duas primeiras localidades elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos. Já o município pernambucano elegeu novos vereadores.

Os eleitores da cidade de Brusque elegeram como prefeito e vice-prefeito, André Vechi do partido Democracia Cristã e Deco Batisti do Partido Liberal. Eles ficam nos cargos até o final de 2024. Em abril deste ano, o TSE determinou, por 5 votos a 2, a cassação dos mandatos do então prefeito da cidade, José Ari Vequi, e seu vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020.

Em São Simão (GO), os eleitores também foram às urnas, neste domingo (03), e elegeram o candidato Wallisson José de Freitas como novo prefeito e Eliana Leonel Almeida, como vice. Ambos são do Podemos. A eleição suplementar na cidade foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral, após o então vice-prefeito Fábio Capanema, do PP, ter sido condenado por improbidade administrativa, dano ao erário e enriquecimento ilícito, ficando assim inelegível por 8 anos. Pelo princípio da indivisibilidade da chapa, a impugnação da candidatura de Fábio a vice-prefeito acabou por também comprometer a do candidato à prefeito, Francisco de Assis Peixoto.

Já os eleitores de Tacaimbó, Pernambuco, elegeram os 9 vereadores que irão ocupar as cadeiras do legislativo municipal até dezembro do ano que vem. O novo pleito ocorreu devido à cassação de 5 vereadores por fraudes no processo eleitoral de 2020, referente a cota de gênero, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para vereador na cidade. Com isso, como determina a legislação eleitoral, foi necessário a realização da eleição suplementar no município para todas as 9 cadeiras da Câmara Municipal.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Aline Cordeiro

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo