Delgatti diz que Bolsonaro deu carta branca para provar falha em urnas

Publicado em 14/09/2023 - 16:40 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O hacker Walter Delgatti, preso por atos golpistas desde agosto, prestou depoimento nesta quinta-feira (14), por videoconferência, à CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O objetivo da reunião é saber quem foram os mandantes dos atos extremistas praticados em 12 de dezembro e 8 janeiro em Brasília. 

Durante o encontro, o hacker afirmou que recebeu R$ 40 mil da deputada Carla Zambelli ,a mando de Bolsonaro, para entrar no sistema do Conselho Nacional de Justiça e forjar um mandado de prisão para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes em janeiro. Além disso, completou que lhe foi prometido um emprego.

Perguntado pelo relator da CPI, o deputado João Hermeto, sobre como foi o hackeamento no site do CNJ, Delgatti afirma que invadiu o sistema usando uma plataforma onde pegou chaves de acesso eletrônicas. Disse que a ideia de emitir um mandado de prisão, no qual Alexandre de Moraes ordenaria a prisão de si mesmo, foi do próprio hacker, para provar uma suposta fragilidade do sistema.

Walter Delgatti também confirmou a informação de que o ex-presidente Bolsonaro deu carta branca para que provasse uma suposta vulnerabilidade das urnas eletrônicas. E que dias antes da eleição, a deputada Carla Zambelli o havia acionado para derrubar o sistema eletrônico de envio de votos do TSE.

O hacker também afirmou que teve contato com lideranças do Exército e afirmou que só não houve intervenção militar porque a maioria dos outros generais estava dividida sobre a instauração de um golpe, que não foi levado à frente pelos militares.

Walter Delgatti está preso desde agosto por invadir as contas do aplicativo de mensagens Telegram em celulares do senador Sergio Moro e de ex-procuradores da república que atuaram na Operação Lava Jato, entre eles, Deltan Dalagnol. A ação ficou conhecida como “Vaza Jato”.

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo