General Heleno nega ter participado de reuniões sobre golpe

Publicado em 26/09/2023 - 15:59 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um depoimento permeado por declarações irritadas, interrupções e até palavrões. E ao menos uma contradição: o general Augusto Heleno, ex-GSI, negou ter estado numa reunião com a cúpula das Forças Armadas no Palácio do Planalto, em novembro passado, em que participou também o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. No encontro, segundo a delação de Mauro Cid à Justiça, Bolsonaro teria pedido apoio para um golpe.

Mas foi confrontado, pelo deputado Rogério Correia com uma foto do encontro.

O general Augusto Heleno negou ainda ter participado de qualquer reunião para tratar de assuntos eleitorais, disse que nunca tratou de política com os servidores do GSI e não ter qualquer conhecimento da minuta de GLO, a Garantia da Lei e da Ordem, que já estaria pronta para justificar um golpe. Afirmou até que nunca tinha ouvido falar no assunto.

E sobre a troca de mensagens entre o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o militar da reserva Ailton Barros sobre um golpe, Heleno minimizou:

O general Heleno disse que sua relação com Jair Bolsonaro é muito próxima até hoje e considerou muito grave a apreensão do celular do ex-presidente. Já sobre a delação de Mauro Cid, o general disse não ter conhecimento, que o teor dela foi vazado, ou seja, segundo ele “ninguém sabe o que Mauro Cid falou”.

Sobre os episódios de violência, como a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, na véspera do Natal passado, disse se tratar de um incidente isolado. Quanto aos acampamentos golpistas, acrescentou que, apesar de nunca ter ido ao local, considera que foram manifestações pacíficas e ordeiras.

 

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo