Ao deixar cargo, ministro do TSE diz que é preciso proteger democracia

Publicado em 09/11/2023 - 17:48 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao deixar o cargo de corregedor-geral do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Benedito Gonçalves disse que é preciso proteger à democracia brasileira, considerada, por ele, frágil.

Relator das ações que tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos, o jurista fez um balanço de decisões importantes da corte eleitoral.

Gonçalves citou, ainda, que durante o mandato teve que enfrentar desafios complexos e tomar decisões difíceis, na busca de um processo eleitoral transparente e democrático. Após o discurso, o ministro entregou o relatório referente aos 14 meses em que esteve no posto de corregedor eleitoral, ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Antes do discurso de despedida, o ministro Gonçalves foi homenageado pela ministra Cármen Lúcia. Ao se dirigir ao colega, ela classificou como “inestimáveis” as contribuições do então corregedor, que também foi homenageado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo