Congresso Nacional deve votar projetos orçamentários na próxima semana

Essa sexta-feira (17) foi o último dia para a apresentação de emendas

Publicado em 17/11/2023 - 19:22 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Congresso Nacional deve votar, na próxima semana, projetos orçamentários: o PPA, Projeto de Plano Plurianual 2024 até 2027, e a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem.

A reunião da Comissão Mista de Orçamento, entre deputados e senadores, está marcada para a próxima terça-feira à tarde. Essa sexta-feira foi o último dia para que os parlamentares apresentassem emendas aos relatórios dos dois projetos.

O PPA, Projeto de Plano Plurianual, prevê planejamento das ações do governo federal para 4 anos. A proposta é de 88 programas e políticas, com valores, objetivos e indicadores definidos. Até 2027, o valor estimado para essas iniciativas é de 13 trilhões de reais. Para ter continuidade, o PPA prevê ações a partir do segundo ano do atual governo até o primeiro ano do próximo presidente.

Entre os objetivos da proposta estão: diminuir a taxa de extrema pobreza em pelo menos 20%, reduzir o desemprego em 16%, crescimento do PIB por pessoa em 15% e diminuir o desmatamento na Amazônia em 75%.

O relator do PPA, deputado Bohn Gass, do PT Gaúcho, apresentou o relatório preliminar propondo restringir a criação de novos programas, além dos já apresentados pelo governo.  Bohn Gass espera a aprovação na próxima semana e cita três eixos centrais do projeto.

Já a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevê as prioridades do governo federal para o ano seguinte. O relatório preliminar da LDO já foi aprovado e na próxima semana deve ser decidido as emendas apresentadas pelos parlamentares.

Ontem o governo confirmou que irá defender o deficit zero para as contas públicas em 2024, como previa o novo marco fiscal aprovado em agosto para manter a arrecadação e a despesa equilibradas.

O relator da LDO, deputado Danilo Forte, do União Brasil do Ceará, defende a criação de emendas por partidos ao orçamento, em substituição ao orçamento secreto, considerado inconstitucional pelo Supremo.

A proposta ainda encontra resistência no Congresso, mas está prevista para ser apreciada na próxima semana. O relator defende que ela traz mais transparência para as mudanças dos parlamentares no orçamento público.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo