Agenda do Congresso tem sabatinas e análise de vetos presidenciais

Deputados e senadores querem terminar votações antes do recesso

Publicado em 10/12/2023 - 08:08 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A semana vai começar com a expectativa de duas sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça: a do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, e a de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República. Os dois serão sabatinados no mesmo dia: quarta-feira.

Os relatores das indicações já apresentaram o relatório favorável nessa semana. O senador Weverton lembrou a atuação de Dino como juiz, parlamentar e ministro e destacou “o rigor” da atuação de Dino durante os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Já o senador Jacques Wagner ressaltou que Paulo Gonet cumpre os requisitos para chefiar o Ministério Público da União. Tem formação técnica e experiência profissional para tanto, tendo atuado como procurador-geral do Cade – o Conselho Administrativo de Defesa Econômica –, conselheiro no TCU, subprocurador geral da República, e hoje é procurador-geral eleitoral interino.

Na quinta-feira, previsão de sessão do Congresso para análise de vetos. São 39 ao todo. Entre eles, os vetos do presidente ao marco temporal das terras indígenas e o veto ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores. E os parlamentares precisam, ainda votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual, além de analisar os relatórios setoriais da LOA, a Lei Orçamentária Anual. Isso sem contar com a Reforma Tributária, que aguarda votação na Câmara, e, segundo o relator, pode ser votada também na semana que vem.

Isso tudo é aquele corre para concluir as votações antes do recesso, que começa no dia 23.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo