Senado pode instalar CPI da Braskem nesta terça-feira (12)

Publicado em 12/12/2023 - 12:38 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado pode instalar nesta terça-feira (12) a CPI da Braskem. Serão 11 titulares e sete suplentes. Os partidos já fizeram as indicações. E a gente vai ter, por exemplo, Rogério Carvalho e Fabiano Contarato, do PT, e Efraim Filho, do União, e Rodrigo Cunha, do Podemos. Falta agora escolher presidente e relator.

O senador Renan Calheiros, um dos autores do requerimento para a criação da CPI, fala, inclusive, numa Comissão Parlamentar de Inquérito isenta e técnica e propõe uma espécie de conciliação com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que também é de Alagoas. Tanto Renan quanto Arthur Lira estiveram lado a lado com o presidente Lula, numa reunião sobre o caso na manhã desta terça-feira no Palácio do Planalto.

Renan Calheiros inclusive pode vir a ser o relator da CPI e o senador Omar Aziz, o presidente. E aí a dobradinha vista na CPI da Covid deve se repetir. A reunião de instalação vai ser comandada pelo senador Otto Alencar, que é o parlamentar mais velho do colegiado e, depois de escolhidos presidente e relator, a previsão é de divulgação do cronograma de trabalho. Na prática, o início das atividades pode mesmo ficar para o ano que vem. É que faltam exatos dez dias para o início do recesso parlamentar e a CPI tem previsão de funcionamento de 120 dias.

Enquanto isso, os senadores se preparam para votar a proposta que regulamenta as apostas on-line – as chamadas Bets – dentro daquele pacote de projetos do governo para aumentar a arrecadação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem dito que está otimista e que vai dar tempo de votar tudo. Outra prioridade é a MP 1185, a das subvenções do ICMS, e que deve ter o relatório votado na comissão mista também nesta terça-feira

E ainda tem as matérias orçamentárias. Para a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, integrantes da comissão mista se reúnem, fazem uma reunião prévia, com a possibilidade de votação do texto na sequência. O texto do relator, deputado Danilo Forte, traz uma obrigatoriedade de empenho das emendas impositivas, de comissão e de bancada, no primeiro semestre. A meta de déficit zero para 2024, como já prevê o arcabouço fiscal aprovado em agosto.
 

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo