Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio

Publicado em 20/02/2024 - 23:57 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que as manifestações do chanceler do governo de Israel são inaceitáveis e mentirosas.

Segundo Vieira, uma Chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante.  E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.  O ministro afirmou que essa é uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel. 

Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde vai acontecer nesta quarta e na quinta-feira a reunião de chanceleres do G20.

O ministro afirmou que está seguro de que a atitude do governo de Benjamin Netanyahu e sua antidiplomacia não refletem o sentimento da população de Israel.  

Vieira disse também que o governo israelense tenta com isso impor uma cortina de fumaça que encubra o real problema do massacre em curso em Gaza, onde 30 mil civis palestinos já morreram.

O ministro ainda informou que o embaixador de Israel em Brasília e o governo de Netanyahu foram informados de que o Brasil reagirá com diplomacia, mas com firmeza a qualquer ataque que receber.

A reação de Mauro Vieira vem depois que o chanceler Israel Katz declarou o presidente Lula como  persona no grata após ele ter comparado  as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial. O chanceler voltou a reforçar suas declarações contra o Brasil nesta terça, afirmando que Lula continuará como persona no grata até que se retrate.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo