PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Publicado em 26/02/2024 - 17:51 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal deve incluir trechos do discurso feito, no ato deste domingo (25), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na investigação que apura a tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.

Durante a manifestação em São Paulo, Bolsonaro admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Fontes da Polícia Federal confirmaram à EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que o discurso deve integrar a investigação.

Bolsonaro ainda criticou ações do STF e pediu anistia aos condenados pelos ataques às sedes do Supremo, Congresso e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Ele chamou os terroristas de aliados.

Neste domingo, milhares de apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Minas Gerais, Romeu Zema, e de Santa Catarina, Jorginho Melo, e de Goiás, Ronaldo Caiado, também participaram do protesto.

A Polícia Federal apreendeu a minuta de tentativa de golpe de estado na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, e na sala do ex-presidente no escritório do PL, em Brasília. A minuta também foi citada nas delações do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência da República.

Faz parte da investigação ainda um vídeo da reunião da alta cúpula do governo federal, em 5 de julho de 2022, meses antes da eleição. Bolsonaro cobrou dos presentes a disseminação de informações falsas sobre fraudes nas eleições.

Na ocasião, o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, defendeu que era preciso agir antes das eleições presidenciais de outubro daquele ano para garantir a permanência de Bolsonaro no comando do país.

Jair Bolsonaro já está inelegível até 2030 por abuso de poder econômico nas eleições conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral. 

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo