Câmara vai decidir presidência de 8 comissões temáticas nesta semana

Publicado em 11/03/2024 - 20:18 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Parlamentares devem instalar oito comissões e eleger seus dirigentes nesta terça (12) e quarta-feiras.

As Comissões são divididas conforme as bancadas dos partidos na Câmara. Assim, as eleições apenas chancelam os acordos já previstos entre as lideranças partidárias.

Ainda faltam as indicações dos presidentes das seguintes comissões: da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Administração e Serviço Público; de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Comunicação; de Turismo; de Minas e Energia; e de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Na semana passada, os deputados elegeram os dirigentes de 19 comissões. Algumas escolhas resultaram em muitas reclamações dos partidos de esquerda.

Entre elas, dois jovens bolsonaristas do PL, Nikolas Ferreira e Caroline de Toni, para presidentes de duas importantes comissões, de Educação e de Constituição e Justiça, respectivamente.

Para o cientista político Márcio Olímpio, esses dois deputados representam a radicalização política inflamada pelas redes sociais.

Olímpio também afirma que a indicação dessas duas lideranças mostra a fragilidade do apoio do governo no Congresso, que resultou na dificuldade de eleger os presidentes de comissões importantes.

Em vídeo enviado à Comissão de Educação, após a eleição, o deputado Nikolas Ferreira disse que pretende fazer uma comissão bastante plural, com audiências públicas e a presença da sociedade civil. Um dos desafios do governo este ano é a aprovação do Plano Nacional de Educação válido para os próximos 10 anos, que deve passar pela Comissão de Educação.

Já a deputada Caroline de Toni afirmou que pretende pautar a Comissão de Constituição e Justiça com base no Regimento Interno da Casa e na própria Constituição. A CCJ é a principal comissão da Câmara, responsável pela constitucionalidade de todos projetos em tramitação.

As Comissões permanentes são órgãos para debater e votar propostas dentro de suas temáticas, além de fiscalizar programas do Poder Executivo. As suas composições, bem como a presidência, são renovadas a cada ano.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo