Depoimentos de militares à PF mostra arquitetura da tentativa de golpe

Publicado em 15/03/2024 - 20:42 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depoimentos de militares, colhidos pela Polícia Federal, mostram a arquitetura da tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022, na qual o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu como vencedor.

Nesta sexta-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, tirou o sigilo de 27 depoimentos de militares, assessores e aliados de Bolsonaro no inquérito que investiga a tentativa de golpe.

O ex-comandante do exército, Marco Antônio Freire Gomes, disse à Polícia Federal que Bolsonaro apresentou pessoalmente, em uma reunião no Palácio da Alvorada, a suposta minuta do decreto que consumaria o golpe de Estado.

O general afirmou que o texto foi lido pelo ex-assesssor de Bolsonaro, Filipe Martins, e que o ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior, o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, também estavam presentes.

Ele disse que Bolsonaro apresentou propostas de uso de decreto de Garantia da Lei e da Ordem, Estado de Defesa e Estado de Sítio por causa do resultado do processo eleitoral, vencido pelo atual presidente Lula.

O general Freire Gomes disse que deixou claro para o ex-presidente que o exército não participaria da implementação desses institutos para reverter o processo eleitoral.

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior confirmou a realização desta reunião, e disse ter se manifestado também contra o golpe. O único que teria colocado as tropas à disposição de Bolsonaro foi o então comandante da Marinha Almir Garnier.

Garnier compareceu para depoimento na PF em fevereiro, mas preferiu permanecer em silêncio.

Baptista Júnior ainda contou que o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira, também apresentou a suposta minuta de golpe para conhecimento e revisão dos comandantes das três forças.

O tenente-brigadeiro ainda afirmou que o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, ficou atônito com a informação que a Aeronáutica não iria aderir a uma virada de mesa.

O general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que também já foi comandante do Exército, preferiu ficar em silêncio no depoimento à PF.

O ex-comandante da Aeronáutica disse até que Freire Gomes, que dirigia o exército, ameaçou prender Bolsonaro, caso levasse adiante uma tentativa de golpe.

Baptista Júnior também teria alertado Bolsonaro de que não havia fraude nas urnas, já que os representantes da Aeronáutica na Comissão de Fiscalização das Eleições não encontraram nenhum problema no 1º e no 2º turno.

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, no qual Bolsonaro disputou a eleição de 2022, disse que discordava da hipótese de fraude nas urnas eletrônicas.

Costa Neto ainda teria orientado a bancada do partido a votar contra a implementação do voto impresso, ideia defendida pelo ex-presidente da República.

O presidente do PL ainda disse que sofreu pressão de deputados e de Bolsonaro para ajuizar uma ação questionando as eleições, após o vazamento do relatório de um instituto contratado pelo partido para auditar as eleições.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo