Espero que as eleições na Venezuela sejam democráticas, diz Lula

Publicado em 06/03/2024 - 17:42 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois que a Venezuela marcou as eleições presidenciais para 28 de julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que sejam democráticas. Segundo Lula, é preciso aguardar o processo.

"Eu espero que as eleições sejam o mais democráticas possíveis. Segundo o presidente Maduro me disse, ele vai convocar todos os olheiros do mundo que quiserem assistir o processo eleitoral na Venezuela. Acho que comunidade internacional certamente tem todo o interesse em acompanhar para saber se vai ser a mais democratica eleição da Venezuela. Eu espero que seja. Porque eu acho que a Venezuela precisa disso. Agora a gente não pode já começar a jogar dúvida antes das eleições acontecerem. Nós temos que garantir a presunção de inocência", disse Lula. 

A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6), durante declaração à imprensa, após o presidente brasileiro receber, no Palácio do Planalto, seu homólogo da Espanha, Pedro Sánchez. Juntos assinaram acordos de cooperação entre os dois países e conversaram sobre temas bilaterais e mundiais.

Um dos pontos comentados foi em relação à crise humanitária vivida pelos palestinos, na Faixa de Gaza. Com mais de 30 mil, Lula disse que a região não consegue receber as doações de toneladas de alimentos.

"O que está acontecendo lá é um verdadeiro genocídio. Já mataram 30 mil pessoas. Não é possível continuar essa matança sem que o Conselho de Segurança da ONU pare essa guerra e permita que chegue alimento, que chegue remédio. Tem mais de 30 toneladas de alimentos lá estocadas pra chegar e não conseguem chegar. Se isso não é um ato de desumanindade, eu, sinceramente, não sei mais o que é", comentou Lula. 

Enquanto o Mercosul, bloco do qual o Brasil faz parte, não firma acordo com a União Europeia, bloco do qual a Espanha é integrante, Lula disse estar confiante de que o acordo vai sair. Segundo ele, independe da vontade da França ou de outras nações, essa é uma necessidade de ambos os blocos.

"Lamentei profundamente que o acordo não tenha sido firmado quando o presidente Pedro Sánchez era presidente da União Europeia e eu era presidente do Mercosul. Ele ainda está na presidência. Eu estou na presidência. E nós ainda vamos assinar esse acordo para o bem do Mercosul e para o bem da União Europeia. A União Europeia precisa desse acordo. O Mercosul precisa desse acordo. Não é mais uma questão de querer ou não querer, gostar ou não gostar. Precisamos politicamente, economicamente e geograficamente fazer esse acordo", afirmou Lula. 

Ao lado do presidente espanhol, Pedro Sánchez, Lula disse que as duas nações são “grandes democracias que enfrentam o extremismo, a negação da política e o discurso de ódio, alimentados por notícias falsas”.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo