Governo do DF vai tentar cancelar licença menstrual para servidoras

Publicado em 08/03/2024 - 13:41 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo do Distrito Federal vai tentar derrubar a lei que dá licença para servidoras que sofrem com fortes cólicas menstruais.

Vai ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal uma ação em que questiona a constitucionalidade da lei. A proposta, segundo o GDF, teria invadido competência exclusiva do Poder Executivo e só poderia ter sido apresentada pelo governo, não pelos parlamentares.

De acordo com o governo distrital, o Legislativo não pode legislar sobre Administração Pública ou apresentar propostas que onerem o erário.

Além disso, o governo afirmou que as ações propostas já estão presentes na Rede de Saúde do Distrito Federal.

A lei que dá a licença de até três dias, a cada mês, para servidoras do DF que tenham sintomas graves da menstruação foi promulgada na quarta-feira (6). Aprovada na Câmara Distrital, ela havia sido vetada pelo governador Ibaneis Rocha, mas os deputados derrubaram o veto.

O GDF vai questionar outras leis aprovadas na Câmara, que também cometeriam invasão de competência, em alguns casos do Executivo Distrital, em outros da União.

Entre elas, a que reconhece pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência, jornada diferenciada para servidoras que amamentam e a instalação de ar-condicionado no transporte público.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo