Lava Jato: publicação de conversas vazadas abalaram a opinião pública

Publicado em 20/03/2024 - 08:04 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Lava Jato já se desenrolava há cinco anos, quando o site The Intercept Brasil passou a divulgar conversas vazadas que abalaram a opinião pública a respeito da operação.

Na época, Lula - o principal líder do Partido dos Trabalhadores – já havia sido condenado em duas instâncias e estava preso, cumprindo a sentença definida por Moro, em nove anos e seis meses de prisão. Lula havia sido acusado de chefiar o esquema criminoso na Petrobras.

Foi nesse contexto que, em junho de 2019, o Intercept publicou uma série de reportagens que ficaram conhecidas como Vaza Jato. Elas apresentaram conversas mantidas, no Telegram, entre membros da força-tarefa do Ministério público, e deles com Sérgio Moro.

As conversas haviam sido obtidas ilegalmente por um hacker, que passou o material para o site Intercept. O ex-diretor executivo do veículo, Leandro Demori, explica que a decisão de divulgar os conteúdos seguiu um dos critérios dos manuais de jornalismo: o interesse público. “Tinha o interesse público porque várias informações do chat contradiziam o que os procuradores, os juízes, diziam nos autos e nas suas entrevistas. A gente viu que havia ali uma relação entre Ministério Público do Paraná e a 13ª Vara que era uma relação permeada por várias ilegalidades. Eu noto que hoje, por exemplo, já há uma dúvida e um ceticismo um pouco maior, que são muito saudáveis. A gente tinha uma tendência a acreditar muito cegamente nas coisas que eram produzidas por essas instituições”, avalia Demori.

As conversas revelaram que o então juiz passava informações sensíveis aos procuradores e orientava como deveriam ser feitas as acusações. Nas mensagens, Moro chegou a cobrar novas fases da operação e sugeriu até mesmo que a acusação entrasse com recursos. O chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, sugeriu a outros procuradores ter conhecimento de que Moro condenaria Lula.

Para o professor de Criminologia e Direito Penal da Universidade de São Paulo, Maurício Dieter, é preocupante quando membros do Ministério Público e da Justiça se colocam como protagonistas de investigações.

“E os seus protagonistas não devem ser maior do que a lei em nome da qual eles agem e as instituições as quais eles pertencem. Isso cria uma grande suspeita diante dessas empreitadas messiânicas de passar as coisas a limpo, de perseguir tudo, doa a quem doer. O protagonismo de juízes e promotores, nessas ações, é algo que deve ser evitado a todo custo, porque ali mesmo existe um traço de corrupção interna”, pontua Dieter.  

Ana Mielke, coordenadora executiva do Intervozes — coletivo de Comunicação Social — acredita que o vazamento “foi fundamental para os desdobramentos jurídicos" que ocorreram a partir dali. Ela destaca a importância do jornalismo independente para a democracia.

“Felizmente, aquele mesmo jornalismo que, de um lado pode ser tendencioso, criar narrativas únicas, também pode ser um instrumento para expor as farsas. E o vazamento feito pelo Intercept, é um marco por isso. Ele foi fundamental para pôr fim a uma das maiores farsas jurídicas já construídas no Brasil, e ele também foi fundamental para mostrar o quão importante é, para a democracia, a existência de um jornalismo independente e comprometido com a informação de qualidade”, acredita Ana.  

A Vaza Jato serviu como base para a justiça decidir pela suspeição de Sérgio Moro, na condenação de Lula. Com isso, a sentença foi anulada e o petista foi libertado em novembro de 2019, após 580 dias de prisão.

Hoje, o ex-procurador Deltan Dallagnol confirma a existência das conversas vazadas, mas alega que elas ocorreram “dentro da legalidade”. Ele acusa a Vaza Jato de construir uma narrativa por meio de interpretações.

"Houve uma série de conversas por mensagens sempre legais, legítimas, lícitas, dentro da lei. Nunca se ultrapassou a linha da busca da verdade e da busca da Justiça. O que a Vaza Jato fez foi um monte de fofoca querendo bancar de escândalo deturpando informações, fazendo interpretações editoriais ou mesmo usando mensagens que podem ter sido deturpadas pelos próprios hackers". 

O Senador Sérgio Moro não quis se manifestar sobre o assunto.

No próximo episódio, especialistas avaliam o legado da Operação Lava Jato para o poder judiciário e quais os impactos na economia do país.

 

Rádio Nacional apresenta um especial com cinco reportagens sobre a Lava Jato. As matérias serão publicadas de18 a 22 de março. Essa é a terceira da série. Confira a relação completa abaixo:

  1. Lava Jato: maior operação da PF completa 10 anos
  2. Especialistas dizem que cobertura jornalística interferiu na Lava Jato
  3. Lava Jato: publicação de conversas vazadas abalaram a opinião pública
  4. Lava Jato: investigações causaram impactos negativos na economia

 

Ficha técnica:

Reportagem: Sayonara Moreno

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Daniel Ito

Publicação na Radioagência Nacional: Liliane Farias

Edição: Daniel Ito / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo