Mudanças nas regras eleitorais estão na pauta do Senado esta semana

Alterações devem ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça

Publicado em 04/03/2024 - 08:00 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A expectativa é que as novas regras eleitorais sejam debatidas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado já nesta semana. O senador Marcelo Castro (MDB - PI) já apresentou aos líderes dos partidos seu relatório, que sintetiza a lei eleitoral e propõe a criação de três propostas de emenda à Constituição.

Entre as principais mudanças, aumento de 4 para 5 anos dos mandatos políticos, o fim da reeleição para o executivo, e também a possibilidade de coincidência entre as eleições federal, estaduais e municipais, que podem ocorrer no mesmo dia.

A mudança no Código Eleitoral, prevê, entre outros pontos, a obrigatoriedade de que juízes, procuradores, policiais e militares deixem seus cargos 4 anos antes para disputarem as eleições.

A CPI que investiga o crime ambiental ocorrido em Maceió, em decorrência da exploração mineral da Braskem, também tem agenda cheia no Senado. Serão ouvidos, na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), especialistas, professores, servidores públicos, atingidos pela tragédia, e também o Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Sousa.

Ainda na terça-feira, o Senado debate, em sessão temática, os impactos que a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) pode causar no setor hoteleiro, proposta prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.202.

A expectativa é que a Câmara dos Deputados prossiga a discussão sobre essa MP 1.202, que pode extinguir o Perse, além de especificar os limites de compensação de crédito tributário.

Já o debate sobre o fim da desoneração deve ser retomado, agora em um Projeto de Lei de urgência, após o governo federal retirar da MP 1.202 esse tema. A proposta reonerava 17 setores da economia que receberam isenções de impostos sobre a folha de pagamento.

Essas propostas visam ampliar a arrecadação do governo federal na busca pelo déficit fiscal zero.

E na quinta-feira (7), os deputados realizam uma homenagem aos 272 mortos pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. A tragédia, ocorrida em 2019, deixou ainda um rastro de poluição na bacia do rio Paraopeba, afetando milhares de pessoas.

 

 

 

do.

Edição: Bianca Paiva/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo