Para ministra, as políticas públicas devem priorizar as mulheres

Publicado em 08/03/2024 - 18:27 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em almoço com ministras, servidoras públicas e o Presidente Lula, no Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira (8), a ministra da pasta, Cida Gonçalves, disse que as políticas públicas devem priorizar as mulheres. Segundo ela, são as que mais estão expostas à pobreza.

“É par elas, pra maioria das mulheres que passam fome. Dos 33 milhões de pessoas que passam fome, 80% são mulheres. Dessas, 67% são negras, quase 60% são mães solo. Este 8 de março é pra gente trazer o espírito das mulheres que se empreendem, que lutam, que conquistam, que vão pra rua, estão em cargos de chefia ou estão trabalhando. Mas também sabemos que nós temos muita coisa pra fazer. A desigualdade... nós temos uma série de elementos pra vencer”, afirmou Cida.

O almoço ocorreu em um restaurante na área central de Brasília. Acompanhado da esposa Janja da Silva, o presidente Lula destacou que não basta estar na Constituição o direito à igualdade. Segundo ele, é preciso convencer as pessoas sobre as vantagens de serem civilizadas e de se respeitarem. Também destacou que as mulheres não devem se contentar com o que já foi conquistado, e exigir mais.

Segundo o presidente, as mulheres passaram a ocupar o mercado de trabalho, e os homens precisam dividir e participar das tarefas domésticas.

“Mesmo que, pela lei seja tudo igual, no dia a dia as mulheres já aprenderam a sair pro mundo, a trabalhar, já foram pro mercado de trabalho, mas nós, homens, não aprendemos ir lavar a roupa, cuidar das crianças. Então, a gente ainda não compartilha aquilo que diz respeito ao nosso companheirismo, com nossas companheiras”.

O presidente também disse que a conquista das mulheres é mais recente ainda que a democracia brasileira, que foi ameaçada no ano passado.

“Nós estamos vivendo, agora, o período mais longevo de democracia contínua. Mesmo assim, ainda no dia 8 de janeiro do ano passado, alguns malandros queriam dar um golpe aqui e não deixar que acontecesse o resultado das eleições. Então, vocês percebem que as nossas conquistas democráticas são muito recentes e as conquistas das mulheres são mais recentes ainda”.  

Quando começou o terceiro mandato como presidente, o governo do presidente Lula tinha 37 ministérios, sendo 11 comandados por mulheres. Atualmente, o governo federal tem 38 pastas e 9 ministras.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo