Crianças com tipo raro de câncer no olho são tratadas no Inca com técnica inovadora

Chances de cura

Publicado em 19/10/2019 - 07:02 Por Maurício de Almeida - Rio de Janeiro

A menina Rafaela nasceu com um tipo raro de câncer no olho chamado de retinoblastoma. O tumor foi identificado quando ela tinha apenas 3 meses.

 

No Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, a criança recebeu um tratamento inovador. Um ano e meio depois, o câncer tinha desaparecido.

 

Por precaução, de seis em seis meses Rafaela, que, hoje, tem 5 anos, passa por uma revisão médica. Ricardo Barcellos, que é o pai da menina, comemora que a visão da filha está perfeita.

 

O novo tratamento, que salvou a visão de Rafaela, é a quimioterapia intra-arterial. A terapia é oferecida gratuitamente no Inca.

 

A oncologista Nathalia Grigorovski explica que a técnica é destinada a tratar apenas o retinoblastoma, um câncer que somente atinge crianças até os 5 anos de idade.

 

A maior vantagem deste tipo de tratamento é que a quimioterapia é aplicada apenas no olho, o que aumenta a eficácia e diminui os efeitos colaterais.

 

Com a quimioterapia intra-arterial, o Inca conseguiu aumentar de 20% para 80% a preservação da visão de pacientes com retinoblastoma.

 

Como em outros casos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

Clarissa Mattosinho, que é chefe da oncologia ocular do Inca, diz que, para identificar se a criança pode ter um tumor na visão, basta fazer um teste simples. Tirar uma foto do olho e, se a pupila ficar branca, é um sinal de alerta.

 

O novo tipo de tratamento oferecido pelo Inca já beneficiou 50 crianças.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo