Força-tarefa realiza teste rápido para diagnóstico de sífilis, em Manaus

Diagnóstico

Publicado em 21/09/2019 - 19:21 Por Márcia Dias - Brasília

Em Manaus, no Amazonas, a Fundação de Medicina Tropical, realiza uma força-tarefa para realização de testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, nesta terça-feira.

 

A doença tem crescido no estado. Entre janeiro e julho deste ano, foram notificados 737 casos na Fundação de Medicina Tropical. O número representa um aumento de 14,8%, se comparado com o mesmo período de 2018.

 

A doença é transmitida por relação sexual desprotegida e geralmente tem manifestação discreta nas primeiras fases. Se não for tratada, pode causar comprometimento neurológico e cardiológico, podendo até matar. É o que alerta o Gerente do Ambulatório da Fundação de Medicina Tropical, Kim Machado.

 

No caso de gestantes, é importante que a grávida receba a medicação e que o parceiro dela também faça o tratamento, pois a sífilis na gestação pode provocar sérias complicações para a criança.

 

O uso de camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

A programação da força-tarefa ocorre nesta terça-feira, em alusão ao dia de combate à sífilis, na sede da Fundação de Medicina Tropical, que fica na avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, em Manaus.

 

Das nove horas da manhã às três da tarde também haverá orientações sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e encaminhamentos para outros exames, quando necessário.

 

Além do atendimento na Fundação de Medicina Tropical, o teste rápido para detecção da Sífilis pode ser feito a qualquer época do ano nos Centro de Testagem e Aconselhamento de Manaus e no interior.

 

O diagnóstico pode ser conhecido em menos de 30 minutos, com apenas uma gota de sangue. O tratamento para a doença é baseado na penicilina, que está disponível na rede pública de saúde.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo