Autocoleta para o exame papanicolau pode salvar mulheres no Pará

Pará

Publicado em 15/11/2019 - 07:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Em local de difícil acesso e onde falta infraestrutura, material de coleta e profissionais especializados, o exame de papanicolau feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é restrito. Essa realidade acaba dificultando a detecção precoce do câncer do colo do útero, que continua sendo o mais incidente em mulheres da Região Norte e o quarto de maior mortalidade no mundo.

 

Mas uma pesquisa inédita realizada na região do Tapajós, no Pará, pode salvar mulheres, da doença, ao utilizar um método de exame denominado autocoleta cervicovaginal, quando a própria mulher realiza o exame de coleta íntima, que seria feito por médicos ou enfermeiros.

 

A pesquisa foi realizada pela farmacêutica-bioquímica Luana Rodrigues durante doutorado no Instituto Oswaldo Cruz. O objetivo foi medir a aceitação do exame entre as mulheres da região. Os resultados foram muito bons, com uma aceitabilidade de 87% entre as 153 mulheres participantes do estudo, como explica a pesquisadora.

 

De acordo com Luana Rodrigues, na autocoleta, a mulher deve introduzir na vagina 5 centímetros de uma escova semelhante a que o profissional da saúde usa para a coleta do exame papanicolau.

 

Ela explicou, ainda, que deve-se realizar um giro de 360º graus, por 5 vezes, e armazenar o material em um frasco contendo uma solução preservante específica.

 

Luana espera que, a partir dos resultados deste estudo, as diretrizes para a detecção de câncer de colo de útero sejam atualizadas.

 

O trabalho da pesquisadora recebeu no mês de outubro o prêmio de melhor tese na categoria medicina da Fundação Oswaldo Cruz.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo