Controle de fatores de risco pode evitar 1/3 das ocorrências de câncer no homem

Câncer no homem

Publicado em 27/11/2019 - 16:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A atenção à saúde do homem é o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

 

Em evento nesta quarta-feira  (27), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde apresentaram uma análise da situação dos três tipos de câncer que mais afetam a população masculina no Brasil: o câncer de próstata, pulmão e intestino.

 

A estimativa é que, este ano, sejam registrados 68 mil novos casos de câncer de próstata, quase 19 mil novos casos da doença no pulmão e 17 mil no intestino.

 

A diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho, afirma que parte das ocorrências poderia ser prevenida a partir do controle de fatores de risco. E, por essa razão, ela ressalta a importância da rotina de cuidados que todas as pessoas devem seguir, inclusive os homens.

 

O Inca ressalta que, no caso do câncer de pulmão, a recomendação é clara: não fumar. A relação de casos da doença entre os homens, atribuídos ao fator de risco do tabagismo, foi de mais de 86% em 2012. Além disso, a chance de sobrevivência dos pacientes é baixa, o que reforça a importância de superar a dependência à nicotina.

 

Já o câncer de próstata está ligado ao envelhecimento. Ele não tem uma taxa de mortalidade tão alta, mas é o mais frequente. Por isso, a recomendação mundial é a realização de exames de sangue e também o de toque, ainda coberto por estigma.

 

O médico epidemiologista do INCA, Arn Migowski, alerta sobre a importância da prevenção.

 

O câncer no intestino, segundo os números do Instituto, aumentou muito nas últimas décadas. Nesse caso, os especialistas recomendam controlar o peso, praticar atividades físicas e manter uma dieta adequada.

 

Além da divulgação de informações sobre a saúde masculina, a cerimônia no Inca apresentou os primeiros resultados do Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata, inaugurado há dois anos. Nesse período, mais de 4 mil pacientes foram encaminhados para investigação diagnóstica.

 

* Matéria atualizada às 19h25 de 27/11/2019.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo