Defensoria do Tocantins recomenda acesso livre a mães com bebês internados em UTI de hospital

Bebês na UTI

Publicado em 10/11/2019 - 13:45 Por Bianca Paiva - Brasília

Após o recebimento de denúncias e a realização de uma vistoria, a Defensoria Pública do Tocantins enviou recomendação à Secretaria Estadual de Saúde para que as mães com bebês internados na UTI do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas, tenham acesso livre ao local.

 

Segundo o órgão, devido a um surto de bactérias na unidade de terapia intensiva neonatal, as visitas às crianças foram limitadas.

 

No documento, o defensor público Arthur Pádua contesta a medida e afirma que a participação das mães no processo de cura é fundamental.

 

A Defensoria Pública tocantinense pede ainda providências para o controle do surto de bactérias na unidade de saúde, que teria sido causado pela falta de serviço de limpeza hospitalar. Segundo o defensor Arthur Pádua, uma das recomendações é que a UTI do Dona Regina não receba novos pacientes até que o problema seja resolvido.

 

A Secretaria de Saúde tem até a próxima quarta-feira, dia 15, para responder à recomendação da Defensoria Pública.

 

Em nota, secretaria informou que ainda não foi notificada pelo órgão competente, mas destacou que a empresa responsável pela gestão da UTI Neonatal já foi comunicada para que regularize o acesso dos pais aos bebês internados. A pasta também reforça que todas os hospitais geridos pelo Executivo Estadual trabalham dentro dos requisitos de humanização do SUS, o Sistema Único de Saúde, determinados pelo Ministério da Saúde.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo