Vacinação de jovens contra sarampo é fundamental para proteger crianças e idosos

Adultos Jovens

Publicado em 18/11/2019 - 18:28 Por Victor Ribeiro - Brasília

A campanha de vacinação contra o sarampo foi ampliada para os chamados adultos jovens. É aquela parte da população que tem de 20 a 29 anos de idade, que, segundo o Ministério da Saúde, foi a faixa etária que mais contraiu a doença este ano. Apenas as gestantes não devem ser vacinadas.

 

O ministro interino da Saúde, João Gabbardo, destacou que o sarampo fica mais grave entre pessoas com baixa imunidade, principalmente idosos e crianças. E fez um apelo aos adultos jovens.

 

"Acho que precisamos, aqui, ter solidariedade porque a criança que vai morrer ou o velho que vai morrer por sarampo, pode ter morrido pela não vacinação da faixa etária de 20 a 29 anos. Porque esta faixa etária é que está sendo responsável pela cadeia de transmissão. Nós precisamos interromper a cadeia de transmissão. Então, essas pessoas devem pensar um pouco menos em si e pensar mais nos jovens, nas crianças e nos idosos que poderão vir a óbito por conta da sua irresponsabilidade."

 

O ministro interino também destacou que os jovens estão mais expostos aos movimentos antivacina, que se propagam nas redes sociais. Gabbardo pediu que o público ignore as mentiras e compreenda que tomar vacina é o melhor meio de evitar várias doenças.

 

Somente este ano, os surtos na Região Norte, nos primeiros meses, e no estado São Paulo, que é o mais recente, tiveram quase 10,5 mil casos de sarampo confirmados, sendo 14% em pessoas de 20 a 29 anos. Das 14 mortes provocadas pela doença, duas foram entre esse público. De acordo com o boletim do ministério, 19 estados ainda mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo.

 

As gestantes não podem tomar a vacina contra sarampo. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, orientou as mulheres em idade fértil a procurarem um médico antes da vacinação.

 

O Ministério da Saúde estima que 9,4 milhões de jovens adultos não tomaram a vacina contra sarampo e a meta é vacinar pelo menos 9 milhões deles até o dia 30 de novembro.

 

É um sábado que terá o Dia D de vacinação e também vai marcar o fim da campanha contra o sarampo. Para garantir a vacinação de todos, o ministério comprou mais de 11 milhões de doses extras da vacina.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo