Pesquisadores criam luva para testar frutas no ponto de colheita

Evitar Desperdício

Publicado em 02/12/2019 - 09:02 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Fruta passada e desperdiçada já pode ser coisa do passado. Para evitar que um alimento seja colhido antes da hora ou passe do ponto, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram uma luva capaz de identificar se as frutas estão prontas para a colheita.

 

É o que explica o professor Rummenigge Rudson Dantas. Os sensores também avaliam outro aspecto importante para determinar se a fruta já pode ser tirada do pé.

 

De acordo com a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por ano, 14% da produção se perde logo após a colheita.  O prejuízo pode chegar a 750 bilhões de dólares.

 

O professor Rummenigge Rudson Dantas diz que a luva pode ser uma forma de reduzir o desperdício de alimentos. 

 

Os testes foram realizados em laboratório com vários tipos de frutas. A pesquisa teve início em 2011 e a patente da Luva Vestível para Análise e Classificação de Produtos Agrícolas foi concedida em novembro de 2019.

 

Os pesquisadores agora aguardam empresas interessadas em produzir o equipamento para ser comercializado.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo