Estados terão mais 1,4 mil leitos de UTIs custeados pelo SUS

Saúde

Publicado em 14/01/2020 - 15:57 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Ministério da Saúde autorizou o credenciamento de mil e 424 novos leitos de UTIs em todo o Brasil. O investimento liberado é de mais de R$185 milhões.

 

Segundo o ministério, com as autorizações, todos os pedidos até 2018 pelos estados foram atendidos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde conta com 23 mil leitos de UTIs para adultos ou crianças.

 

A maioria das salas de UTIs credenciadas é no Sudeste, com 300 leitos, seguido pelo Nordeste, com 297 UTIs autorizadas.

 

Especialista em terapia intensiva, o médico Ivan Batista Coelho, consultor da Abrasco, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, comenta que esse recurso vai ajudar no custeio de leitos que já foram construídos pelos estados.

 

O especialista destaca que, apesar dos leitos credenciados, o usuário do SUS ainda tem menos UTIs do que quem tem planos privados. O consultor da Abrasco diz que a desigualdade é maior se compararmos as UTIs presentes nas capitais com as do interior dos estados. 

 

As Unidades de Terapia Intensiva atendem pessoa em estado grave que precisam de monitoramento 24 horas por dia e a diária em custa, em média, R$4 mil.

 

A criação de novos leitos de UTI deve ser solicitada pelos gestores locais de saúde. E a liberação dos recursos é feita após apresentação de projeto, que é analisado pelo Ministério da Saúde.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo