625 mil novos casos de câncer devem surgir a cada ano até 2022, projeta Inca

Estudo do Inca

Publicado em 04/02/2020 - 18:05 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Brasil deve ter aproximadamente 625 mil novos casos de câncer por ano, no triênio de 2020 a 2022. As estimativas são do Instituto Nacional do Câncer, divulgadas nesta terça-feira por ocasião do Dia Mundial do Câncer.


O Inca também fez projeções especificas de casos de câncer infanto-juvenis, que devem somar cerca de 8,4 mil registros, mas tem 80% de chance de cura caso sejam diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.


A publicação pontua que aproximadamente um terço de todos os casos poderia ser evitado com a redução ou eliminação de fatores de risco. Como explica a oncologista Maria Inez Gadelha, apesar de ter uma influência genética, o câncer é uma doença social, ligada à urbanização e industrialização.


“85% dos cânceres que incidem em uma população são de causas externas. Fumar, comer mais do que deve, se expor demasiadamente à luz solar, beber continuamente. No caso do câncer de mama e de próstata, que são ligados aos hormônios, a obesidade é um grande fator, porque a gordura no corpo é metabolizada, se transformando em hormônio. E o sedentarismo ajuda a ser obeso. E o mais importante: uma causa de câncer como o tabagismo, que causa câncer desde o lábio até a bexiga”.


Apesar disso, o Brasil ainda registra muitos casos associados à desigualdade socioeconômica e à falta de acesso aos serviços de saúde.


Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por exemplo, o câncer de colo de útero, que tem grande relação com o HPV, vírus identificado no exame preventivo, é o segundo mais incidente em mulheres, e não o terceiro, como no país em geral. E, como ressalta a chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do Inca, Liz Almeida, é o tipo de câncer mais evitável. Ainda assim, em todo o país deverão surgir cerca de 16 mil novos casos por ano.


“É um dos poucos tipos de câncer em que a gente conhece muito bem a história natural da doença, que a gente identificou um fator de risco relacionado à ocorrência de todos os casos, que a gente dispõe de exames que conseguem detectar uma lesão antes desses câncer, e que a gente dispõe, inclusive, de vacina para os dois principais tipos [de HPV]. Ele não era nem mais para estar ocorrendo. O que mostra para nós que ainda há muito o que avançar em termos do controle da doença, de organização do serviço, da disseminação da informação no país”.


o Inca estima que o câncer de pele não melanoma vai continuar sendo o mais incidente na população, com 177 mil novos casos por ano, seguido pelos cânceres de mama e próstata, com 66 mil registros cada.


Mas algumas diferenças regionais chamam a atenção. Na região Norte, a porcentagem de pacientes com câncer de estômago em homens deve ser o dobro da porcentagem brasileira. No Nordeste, 40% dos pacientes masculinos devem ter câncer de próstata, enquanto no país essa média é de cerca de 20%. Já a região Sul é a única em que o câncer de traqueia, brônquio e pulmão aparece entre os três mais incidentes em mulheres.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo