Com medo do coronavírus, população esquece de outras doenças que já estão no Brasil

Medo do coronavírus

Publicado em 07/02/2020 - 16:40 Por Renata Martins - Brasília

A reportagem foi às ruas para saber qual doença mais preocupa os brasileiros. E a maioria das respostas é sobre um vírus que ainda não está no país.


“Coronavírus, deus me livre”.


“É a única coisa que passa na televisão e que dá medo de chegar aqui”.


“Esse vírus que está tendo na China e está expandido, então é preocupante”.


“Me preocupo com a dengue, porque foi algo que eu já contraí, e esse coronavírus, é algo que tem preocupado acho que todo mundo”.


O receio de contaminação é expresso também por quem faz atendimento à população nos postos de saúde. Como destaca o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.


“Estamos em um momento de planejamento, preparação, precaução e prontidão, tudo como antídoto à questão do pânico, que é um problema importante, percebido nos municípios, na porta de quem oferta serviços”.

 

No Brasil, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Entre os casos descartados no país, a maioria é de gripe, como a influenza. Não há registo, também, em nenhum dos países da América latina.


O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, lembra que o Brasil tem outros desafios que não podem perder a atenção, como a dengue, o sarampo e a febre amarela, além de gripes e síndromes respiratórias graves, como a influenza.


Nas cinco primeiras semanas de 2020, o país já tem 34 mil casos prováveis e 14 mortes por dengue. Os dados foram apresentados pelo secretário de Vigilância durante reunião nessa quinta-feira.

 

202 casos de sarampo já foram confirmados este ano.


A preocupação com o novo coronavírus não pode tirar a atenção para os cuidados de prevenção com outras doenças.


O simples ato de lavar as mãos previne as gripes e outras tantas viroses.

 

O Ministério da Saúde destaca que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, é necessário eliminar água armazenada que pode se tornar possível criadouro do mosquito, como vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembra que é fundamental as pessoas se manterem vigilantes e vacinadas.


“O corona é super importante, vamos ficar super atentos, mas a vida continua. O sarampo já tem solução, tem vacina; febre amarela tem vacina. A nossa vacinação de gripe desse ano vai ser em março. Vacinando, a gente auxilia o profissional com essa informação. Eu tendo essa proteção, diminuo bastante a confusão [com o diagnóstico de coronavírus] que o profissional possa fazer”.

 

O Brasil distribui, de graça, vacinas contra sarampo e febre amarela, entre outras doenças.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo