Desafio da rasteira pode causar traumatismo craniano e danos permanentes à coluna

Viralizou na internet

Publicado em 13/02/2020 - 19:18 Por Dayana Vitor - Brasília

O desafio da rasteira, ou quebra-crânio, que circula em vídeos na internet e está atraindo muitas crianças e adolescentes, pode levar ao traumatismo craniano e danos irreversíveis à coluna, de acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Além disso, pode provocar lesões nas articulações e nos tornozelos.


Na brincadeira de mau gosto, três pessoas pulam e as duas da ponta passam uma rasteira na do meio, para que ela caia. Na queda, o impacto sempre provoca micro lesões na coluna, como explica o ortopedista especialista em coluna, Walbron Steckelberg.


“Na queda a cabeça vai e volta. Mesmo sem bater, você está lesando a coluna cervical. É como se a sua coluna fosse para a frente e volta para trás em ricochete”.


Essa nova trolagem, gíria que significa tirar sarro de alguém, começou quando um youtuber divulgou o desafio da rasteira que ele fez com a mãe dele na internet. Depois do vídeo tornar-se viral, o influenciador reconheceu que a brincadeira é perigosa e pode levar até a morte.

“O vídeo parece ser engraçado, mas vocês sabiam que eu podia ter perdido minha mãe por causa dessa brincadeira? Ela poderia ter batido a cabeça e sofrido traumatismo craniano ou qualquer outra lesão irreversível para a vida dela. Por isso estou muito arrependido de ter postado esse vídeo. Em nenhum momento eu pensei que ele seria um viral dessa proporção”.


O assunto do desafio chegou às escolas e dentro das casas das famílias. Algumas instituições de ensino já fizeram reuniões com os responsáveis pelos alunos para expor o perigo desse passatempo. Porém, o mais importante é que os pais ensinem a empatia e o respeito ao próximo, como orienta a pedagoga Erika Radespiel.


“As escolas têm emitido comunicados aos pais reforçando que o assunto vai ser tratado em sala de aula e momentos coletivos de aprendizagem, mas é importante que a família converse. Porque é no âmbito familiar que essas questões podem ser tratadas com mais proximidade”.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, os responsáveis pela brincadeira de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até homicídio culposo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo