Em Mato Grosso do Sul, agentes de endemias vão usar o Wolbachia contra a dengue

Wolbachia

Publicado em 17/02/2020 - 17:52 Por Renata Martins - Brasília

Cerca dois mil e quinhentos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, fazem capacitação nesta segunda e na terça-feira, para executar nova estratégia de combate as arboviroses.

 

Trata-se do método que consiste em infectar o mosquito Aedes aegypti com uma bactéria chamada wolbachia. Quando presente no mosquito, A bactéria impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam dentro do inseto, contribuindo para redução destas doenças.

 

O Laboratório Central de Mato Grosso do Sul vai receber o ovo do mosquito com a bactéria, produzido na Fiocruz. Serão realizados envios semanais para que técnicos do Lacen coloquem esses ovos para eclosão. Depois de adultos, esses mosquitos são soltos.

 

Nesta segunda-feira (17), em Campo Grande, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou documento que formaliza a participação do município na nova estratégia de combate ao Aedes aegypti. Depois dos estudos em laboratório, pesquisadores da Fiocriz fizeram os primeiros testes em Niterói, no Rio Janeiro. Segundo o Ministro da Saúde, com bons resultados, o método será expandido para outras regiões.

 

O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, comentou a estratégia. O estado é o segundo com maior incidência de dengue no país. São 147 casos casos por 100 mil habitantes.  Perde apenas para o Acre.

 

Mato Grosso do Sul já registrou mais quatro mil casos de dengue este ano. Das nove mortes pela doença confirmadas de 2020, três foram no estado. A implantação do método Wolbachia em Campo Grande será feita de forma gradativa.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os agentes vão iniciar as atividades de conscientização da população. A aceitação do projeto pela comunidade também será avaliada. Somente após essa etapa é que se inicia a soltura dos mosquitos com a bactéria Wolbachia.

 

Na fase seguinte, alguns mosquitos serão capturados. Pesquisadores vão avaliar a presença da bactéria em mosquitos capturados na região.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo