Argentina registra primeiro caso de coronavírus

Coronavírus

Publicado em 03/03/2020 - 18:01 Por Marieta Cazarré - Montevideo

Na América Latina, mesmo com a maioria dos países sem casos confirmados do novo coronavírus até o momento, diversas autoridades já reconhecem que a chegada da doença é uma questão de tempo.
 

Nessa terça-feira (04), a Argentina confirmou o primeiro caso da doença. O paciente infectado tem entre 40 e 45 anos e fez recentemente um voo com escala na Itália. Os protocolos de atenção já foram aplicados e o homem está isolado em um quarto da Clínica Suiço-Argentina, em Buenos Aires.


Equador, México, Brasil e República Dominicana são os outros países afetados da região, com seis, cinco, dois e um caso, respectivamente. Na Bolívia, o ministro da Saúde, Aníbal Cruz, afirmou no twitter que o país não vai fechar as suas fronteiras. Ele disse ainda que a Bolívia está preparada para detectar, isolar e tratar o coronavírus.


A presidente interina do país, Jeanine Áñez, anunciou a aprovação de um decreto que permite aos governos locais a compra direta de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços de consultoria para combater a doença.

 

Como medida de controle sanitário, o Chile determinou que todos os passageiros que cheguem ao país façam uma declaração jurada sobre seu histórico de viagem dos últimos 30 dias e seu estado de saúde.

 

A subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza, afirmou que o Chile vem se preparando para essa situação, tomando medidas de vigilância, fortalecendo hospitais e as redes de diagnóstico. Até o momento, 500 pessoas que chegaram de lugares com alta circulação do vírus foram monitoradas, das quais cerca de 200 já completaram o período de quarentena e foram liberados a  retomar suas vidas.


Na Colômbia, o governo aumentou o risco de contaminação de moderado a alto, embora não haja nenhum caso confirmado. Guatemala, Uruguai, Paraguai, Venezuela e El Salvador também não registraram casos.


Em Honduras, o governo destinou cerca de R$20 milhões para enfrentar o coronavírus e afirmou que o Laboratório Nacional de Virologia está abastecido e conta com pessoal qualificado para lidar com a doença. O país já descartou dois casos suspeitos.


No Panamá, a ministra de Saúde, Rosario Turner, informou que há 850 pessoas em observação epidemiológica. O ministério comunicou que estão observando não apenas pessoas que chegaram da China, mas também da Itália e da Coreia do Sul.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo